Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ações educativas marcam atuação da Balada Segura no Litoral

Publicação:

Agente de trânsito aplica teste de etilômetro em ação educativa da Balada Segura no Planeta Atlântida
Centenas de pessoas foram atingidas pelas ações educativas

Combinando ações educativas com a fiscalização, a Balada Segura completa um mês e meio no Litoral com 44 blitze realizadas em Capão da Canoa, Imbé, Laranjal, Cassino, São Lourenço do Sul, Torres, Tramandaí, Xangri-lá e Arambaré. Neste veraneio, equipes da Escola Pública de Trânsito acompanham a fiscalização para conversar com os motoristas abordados, buscando uma conscientização sobre os riscos de beber e dirigir.

Centenas de pessoas foram atingidas pelas ações educativas realizadas nas blitze da Balada Segura. “Acreditamos que a questão do trânsito, mais que uma questão de transporte, de polícia, é uma questão de educação. Têm sido gratificantes as ações educativas realizadas durante a Balada Segura no Litoral. Estamos recebendo um retorno muito positivo da sociedade, que reconhece que a questão do álcool associado à direção não é uma questão pessoal, mas uma questão coletiva, já que os efeitos são sentidos por todos”, avalia Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS.

Fiscalização

Desde 20 de dezembro, a Balada Segura está atuando no Litoral para levar mais segurança aos veranistas.  Foram mais de quatro mil motoristas abordados até o último dia 09 de fevereiro. Os agentes registraram 1,5 mil infrações por motivos diversos e 521 condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool ou recusarem-se a fazer o teste do etilômetro. As blitze ainda resultaram em oito prisões por crime de trânsito de embriaguez, quando o condutor estava com mais de 0,33mg de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões.

O número de motoristas flagrados sob o efeito de álcool ou que se recusam a fazer o teste representa 13% dos abordados, percentual muito maior que a média das blitz da Balada Segura no Estado, que foi de 7% em 2019. “O aumento do consumo de álcool nesse período de férias comprova o acerto de levar a Balada Segura para as praias. As pessoas, às vezes, na ânsia de se divertir, acabam por descuidar da segurança. Temos que lembra-los que a vida não tira férias”, conclui Diza.

A Balada Segura no Litoral é realizada por agentes de trânsito do DetranRS, com o apoio da Brigada Militar e Polícia Civil. Dentro da programação do RS Verão Total, as ações de fiscalização e educação seguem nas praias até o final do veraneio.

Balada Segura