Balada Segura dobra abordagens em Caxias e reduz flagrantes de embriaguez

Balada em Caxias
Caxias do Sul adotou o programa em 2014 - Foto: Prefeitura de Caxias do Sul

Com um aumento considerável das blitze da Balada Segura em Caxias do Sul, a proporção de motoristas flagrados alcoolizados vem caindo. Balanço do primeiro semestre aponta um aumento de 115% no número de abordagens em relação ao mesmo período do ano passado. Já o percentual de motoristas com teste positivo para álcool ou recusa a soprar o bafômetro passou de 17% para 9% do total de abordados.

Em 47 blitze da Balada Segura realizadas de janeiro a junho de 2016, foram abordados 1,9 mil veículos e autuados 323 condutores pelo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (teste ou recusa). Já neste ano, agentes de trânsito abordaram 4,1 mil condutores em 88 blitze. Nesse período, foram registradas 356 autuações por embriaguez.

A redução no percentual de motoristas autuados nas blitze da Balada Segura, segundo o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski, aponta que está em curso uma mudança de comportamento.  “A mudança cultural no trânsito é um trabalho de longo prazo, que tem um forte componente educacional. Mas quando faltam todos os filtros sociais, o trabalho da fiscalização é fundamental”.

Caxias do Sul adotou a Balada Segura em dezembro de 2014. Nesses quase quatro anos, foram realizadas mais de 300 blitze, com 15,5 mil abordagens e cerca de 8,5 mil autuações registradas. Nesse período, mais de 600 condutores foram flagrados com álcool no sangue e 1,2 mil foram impedidos de seguir na direção por recusarem-se a realizar o teste do etilômetro. As blitze da Balada Segura em Caxias também recolheram 1,3 mil veículos irregulares e flagraram outros crimes não relacionados ao trânsito.

Na cidade serrana, a Balada Segura é realizada em pontos estratégicos do município. Para o titular da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), Cristiano de Abreu Soares, os números mostram a importância da Balada Segura como ferramenta para um trânsito melhor e mais seguro. “Enquanto existirem condutores alcoolizados, haverá a Balada Segura. Seguimos firmes nessa iniciativa, buscando sempre a conscientização dos condutores caxienses”, afirma.