Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura itinerante do DetranRS chega a Uruguaiana neste final de semana

Publicação:

Agente de fiscalização na blitz
Agente de fiscalização na blitz - Foto: Arquivo DetranRS

O DetranRS estará na próxima segunda-feira (11) em Uruguaiana, promovendo a II Jornada de Trânsito do Mercosul, mas os agentes da Balada Segura já estarão trabalhando na região desde o domingo. A equipe de fiscalização do DetranRS se integrará aos agentes municipais de Uruguaiana para uma grande ação conjunta, visando tirar das ruas os condutores que não se encontrarem em condições de dirigir com segurança. 

Uruguaiana, que se integrou à rede da Balada Segura em julho de 2013, foi a décima cidade gaúcha a implantar o programa. Até agosto deste ano, os agentes municipais já haviam realizado 155 blitze, abordando quase 11 mil veículos, ou cerca de 17% da frota. Foram autuados 1.490 condutores, num total de 2.369 infrações, além de recolhidos 396 veículos e 618 carteiras de habilitação. No mesmo período foram realizados 10.237 testes com etilômetro, resultando em 596 autuações no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da questão da alcoolemia. Deste total, 40 condutores foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a delegacias de polícia. 

Sobre a Balada Segura 

A Balada Segura é uma política de governo que se tornou lei e que estabelece, mediante convênio, contatos proveitosos entre o Estado, representado pelo DetranRS, e as prefeituras. Hoje já são 33 os municípios conveniados, abrangendo quase 57% da população gaúcha. Focada no combate à mistura de álcool e direção, a Balada Segura abre o leque também para todas as infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com ênfase nas que representam maior risco à segurança no trânsito. 

A Balada Segura está presente também em Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Carazinho, Cruz Alta, Eldorado do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Bagé, Lajeado, Caxias do Sul, Gravataí, Estância Velha, Itaqui, Camaquã, Viamão, Cachoeirinha, São Borja e Sapucaia do Sul, além de Porto Alegre. A intenção do DetranRS é continuar expandindo essa rede. Para aderir à Balada Segura, o município deve estar integrado ao Sistema Nacional de Trânsito e possuir um sistema de fiscalização organizado, com agentes próprios.

Sobre a II Jornada de Trânsito do Mercosul

Após focar em habilitação de condutores, registro de veículos e fiscalização de trânsito na primeira edição do evento, em Livramento, representantes de órgãos de trânsito de países do bloco reúnem-se novamente para discutir transporte internacional de cargas, acidentalidade e ações preventivas, agora em Uruguaiana. A II Jornada de Trânsito do Mercosul acontece na segunda-feira, 11 de dezembro, a partir das 8h15min,  no Plenário da Câmara de Vereadores de Uruguaiana, na rua Bento Martins, 2619.

Balada Segura