Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura registra queda no percentual de motoristas sob o efeito de álcool

Publicação:

Mobilização da Lei Seca ganha reforço da Brigada Militar e fiscaliza 4 ,1 mil veículos no RS
Balada Segura.jpg - Foto: Douglas Mafra

Quando a Balada Segura começou a ser realizada no RS em 2011, o percentual de motoristas flagrados sob o efeito de álcool ou que se recusavam a fazer o teste do etilômetro era de 12,2% sobre o total de abordados. Em 2018 (até outubro), esse percentual passou para 6,6%. O balanço parcial foi realizado pelo DetranRS e aponta uma mudança consistente de comportamento com relação à bebida e direção. A variação é de -45,6% no período.

Depois de um breve crescimento 2014 e 2015, quando a Balada Segura estava se expandindo pelo interior do Estado, a queda nesse percentual de autuados por dirigir sob o efeito de álcool (incluindo recusa ao etilômetro) tem sido sistemática. De 9,2% em 2015, para 8,4% em 2016 e 7,4% em 2017. “A redução média de 10,4% nos últimos três anos mostra uma mudança de comportamento a longo prazo resultante da consistência do programa de fiscalização”, explica a diretora institucional do DetranRS, Juliana Oliveira da Silva.

Crescimento das autuações

A redução percentual, apesar de apontar para uma mudança de comportamento com relação a bebida e direção no Rio Grande do Sul, não significa números menores de motoristas autuados por beber e dirigir, já que as abordagens também crescem. Comparando os dados de janeiro a outubro, o crescimento médio das autuações por embriaguez foi de 19,6% nos últimos sete anos do programa, passando de 3.111 autuações em 28.011 abordagens no ano de 2012, para 7.815 autuações em 118.031 abordagens no ano passado.

Percentual de autuados na Balada Segura
Percentual de autuados na Balada Segura

Balada Segura