Cachoeirinha prepara-se para a Balada Segura

Equipamentos para as blitze são entregues ao prefeito Miki Breier
Equipamentos para as blitze são entregues ao prefeito Miki Breier - Foto: Prefeitura de Cachoeirinha

Trigésimo município a aderir a Balada Segura, Cachoeirinha se prepara para começar as blitze focadas na embriaguez ao volante. Após a assinatura do convênio, o Detran/RS ministrou treinamento para os agentes e forneceu os materiais e equipamentos necessários para a realização das blitze (tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros). A entrega para o prefeito Miki Breier foi feita pelo diretor institucional do Detran/RS Luciano Ribeiro, nesta sexta-feira (04), em um ato em frente a Prefeitura.

Agentes de trânsito, guardas municipais e servidores do quadro administrativo da Secretaria de Trânsito participaram da capacitação com técnicos do Detran/RS na quarta-feira (02).  Durante o treinamento no Plenarinho da Câmara de Vereadores, receberam orientações sobre técnicas de abordagem cidadã, manuseio do etilômetro e uso do software que registra as informações das operações. Também debateram a fundo questões da legislação relacionada ao álcool no trânsito, para que estejam aptos a responder todas as dúvidas dos condutores.

A primeira blitz em Cachoeirinha deverá ser realizada ainda no mês de agosto. O secretário da Segurança e Mobilidade Marco Aguirre diz que as operações  serão realizadas em dias e horários variados. “As operações serão integradas. Deslocaremos cerca de dez agentes de trânsito, a Guarda Municipal e contaremos com o apoio da Brigada Militar, podendo ainda incluir a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal”.

O Detran/RS busca este ano uma expansão do programa, que completou seis anos em 2017 com resultados positivos. Viamão, São Borja e Canela devem ser os próximos municípios a assinar o convênio.