Empatia no trânsito é foco de operação conjunta

Foto noturna de blitz da Balada Segura, que mostra viatura da PRF parada com sinalização por giroflex ligada. Ao fundo a tenda da Balada Segura. Veículos estão parados na blitz enquanto seus condutores conversam com as autoridades
Operação Empatia no Trânsito - Semana Nacional de Trânsito 2021

Para marcar a Semana Nacional de Trânsito no RS, órgãos de trânsito federais, estaduais e municipais realizaram nesta sexta-feira (24) a segunda edição da Operação Empatia no Trânsito. Participaram da ação integrada Polícia Rodoviária Federal, DetranRS, Brigada Militar e Guarda Civil Municipal de São Leopoldo. Executada pela primeira vez em 2020, ocorreu novamente nas proximidades do posto da PRF, na BR-116.

Ter empatia é se colocar no lugar do outro e no trânsito isso significa entender que o bem estar coletivo está acima de interesses e vontades individuais. A blitz educativa e fiscalizatória da Balada Segura tem foco na abordagem cidadã e também reforça a importância dos cuidados durante a pandemia: vacinação, higienização constante das mãos, uso de máscaras e distanciamento, evitando-se aglomerações.

Iniciada na noite de sexta, a Operação Empatia se estendeu até a madrugada de sábado (25), período em que foi verificada a regularidade de condutores e veículos pelas autoridades. Só os agentes do DetranRS realizaram 128 abordagens, que resultaram em 17 infrações diversas. Mesmo com a mudança de cultura que vem acontecendo desde 2011, quando a Balada Segura foi lançada em Porto Alegre, três condutores foram autuados por recusa ao teste do bafômetro. Um ainda foi flagrado por crime de embriaguez, o que reforça a importância do programa, que retira das ruas quem insiste em beber e dirigir.