Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Equipe do Detran/RS participa de blitz especial em Gravataí

Publicação:

Agentes do Detran/RS participam de Balada Segura em Gravataí
Agentes do Detran/RS participam de Balada Segura em Gravataí - Foto: Detran/RS

Nesta quinta-feira (3), agentes da Balada Segura do Detran/RS participaram de uma blitz especial na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira,  em Gravataí. Paralelamente às operações que acontecem quase todas as noites em Porto Alegre, o Detran/RS tem realizado blitze especiais nos municípios da Região Metropolitana, inclusive os que ainda não operam com a Balada Segura. Foi o caso de Alvorada, Viamão, Eldorado do Sul, Cachoeirinha e Lajeado.

Na noite de ontem, em Gravataí, foram abordados 176 veículos e autuadas 55 infrações. Foram autuados por alcoolemia 11 condutores e recolhidos 22 veículos a depósito, além de 15 carteiras de habilitação. 

É importante registrar o aumento da fiscalização em Gravataí. Enquanto em 2016 foram realizadas 67 blitze, no primeiro semestre deste ano já foram realizadas 81 dessas ações. Da mesma forma, na primeira metade deste ano já foram aplicados 73% do total de testes do ano passado. “Nossa expectativa é que em Gravataí se repita o mesmo desenvolvimento observado em Porto Alegre, com cada vez mais condutores tratando com responsabilidade a questão de evitar beber antes de dirigir”, observa o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.

Gravataí deu início à implantação do programa em 2014. Desde então, foram realizados quase 7,3 mil testes com etilômetro, em blitze que somente este ano já totalizaram praticamente o triplo do primeiro ano. O resultado foram 203 condutores autuados nestes testes, mais 49 enquadrados em crime de trânsito e conduzidos a delegacias para pagamento de fiança ou detenção. Além desses, outros 98 condutores, que se recusaram a realizar o teste, foram enquadrados no mesmo artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, sofrendo as mesmas sanções administrativas dos que não zeraram o etilômetro.

Balada Segura