Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Litoral terá Balada Segura a partir de sábado

Publicação:

Mesmo com equipe no Litoral, Balada Segura segue forte em POA
Mesmo com equipe no Litoral, Balada Segura segue forte em POA - Foto: DetranRS

Acompanhando o movimento para as praias neste final de ano, equipes de fiscalização do DetranRS e Brigada Militar começam a realizar blitze da Balada Segura no Litoral. A primeira operação acontece no sábado (16), dia do lançamento da Operação Verão para Todos. As blitze serão diárias, no Litoral Norte e Sul, e se estenderão até o final de fevereiro.

As blitz da Balada Segura se diferenciam por solicitar o teste do etilômetro a todos os motoristas abordados, além de verificar a regularidade do veículo e da documentação, assim como o uso dos equipamentos de segurança. O objetivo do programa é coibir o consumo de álcool por motoristas, um dos principais fatores de risco de acidentes de trânsito.

A Balada Segura ocorre no Litoral desde o primeiro ano do programa, no verão 2011/2012. Nesses seis verões, foram abordados 26,8 mil veículos. Mais de 2,3 mil motoristas foram tirados de circulação por teste positivo no etilômetro ou recusa a fazer o teste. As blitze especiais no período de veraneio registraram cerca de nove mil infrações no período.

Mesmo com o deslocamento de uma equipe DetranRS para o Litoral, a Balada Segura continua forte em Porto Alegre, com duas outras equipes, incluindo a modalidade volante, que desloca-se para mais de um ponto durante a noite.

Operação Verão para Todos
O deslocamento de uma equipe de agentes de trânsito para o Litoral faz parte da programação do DetranRS para a Operação Verão para Todos 2018. A Autarquia também prevê outras iniciativas para este verão, como a veiculação de ampla campanha de mídia, qualificação em educação para o trânsito voltada a agentes e instrutores de trânsito, além de ações de comunicação específicas para condutores estrangeiros.

O lançamento da Operação Verão para Todos ocorre às 10h na Praça do Farol, em Capão da Canoa.

Balada Segura