Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mobilização nacional promove operações da Lei Seca em todo país

Publicação:

Agente de trânsito segurando na mão o aparelho de etilômetro
Etilômetro - Foto: Arquivo_Detran/RS

Na próxima sexta-feira (22), órgãos de trânsito de todo o país estarão mobilizados em uma cruzada contra a embriaguez ao volante. Operações da Lei Seca serão realizadas simultaneamente em todas as regiões do Brasil. A proposta da Associação Nacional de Detrans (AND) tem como objetivo se tornar um evento anual de alerta aos perigos do álcool na direção. Somente em Porto Alegre, o DetranRS estará com três blitze paralelas, sendo uma volante. Os 31 municípios conveniados a Balada Segura também estão sendo convocados a participar, assim como os demais órgãos de trânsito do Estado. 

A Mobilização Nacional Operação Lei Seca é coordenada pela Comissão Representativa do Fórum Permanente das Operações Lei Seca da AND. A iniciativa integra-se à temática proposta pelo Denatran para esta Semana Nacional do Trânsito: Minha escolha faz a diferença no Trânsito, pois dirigir após beber e um comportamento de risco que passa por uma decisão individual – uma decisão que pode preservar a segurança ou, ao contrário, gerar consequências trágicas.

 A data escolhida alude ainda ao agente fiscalizador de trânsito, pois o dia 23, quando serão divulgados os dados gerais da operação, é também a data escolhida para homenagear esses profissionais cujo trabalho é fundamental para a segurança no trânsito. Os dados que a AND pretende reunir referem-se principalmente ao número de abordagens e aos testes realizados com etilômetro, mas também dará uma ideia do perfil dos motoristas autuados.

Balada Segura