Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS registra maior número de abordagens na Mobilização Nacional da Lei Seca

Publicação:

26153226 11982 GDO
Primeira Mobilização Nacional da Lei Seca aconteceu em 24 de setembro de 2017 - Foto: DetranRS

Realizada pela primeira vez em setembro do ano passado, a Mobilização Nacional da Lei Seca tornou-se uma ação permanente, ocorrendo mensalmente a partir de janeiro de 2018. Engajado na ação coordenada contra a embriaguez ao volante, o Rio Grande do Sul tem sido o Estado com o maior número de abordagens em todas as edições. 

Na última ação, em 10 de março, foram 3.019 veículos abordados e 2.884 testes de etilômetros realizados em uma única noite. Com a Balada Segura, participaram agentes do DetranRS, da EPTC e de outros 20 municípios conveniados, além da Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e Polícia Civil em blitze por todo o Estado.

Foram retirados de circulação no RS, nessa 4ª Mobilização Nacional da Lei Seca, 140 condutores que registraram etilômetro positivo ou recusaram-se a realizar o teste, e 32 pessoas foram presas por crime de embriaguez. As operações no Estado também registraram outros 172 autos de infração e recolheram 238 documentos e 113 veículos irregulares.

Além de Porto Alegre e Xangrilá com os agentes do DetranRS e apoio da Brigada Militar, também realizaram operações da Balada Segura na última mobilização os municípios de Carazinho, Itaqui, Erechim, Caxias do Sul, Pelotas, Gravataí, Viamão, Bento Gonçalves, Alvorada, Uruguaiana, Novo Hamburgo, São Borja, Erechim, Esteio, São Leopoldo, Passo Fundo, Pelotas, Santana do Livramento, Lajeado e Camaquã.

A próxima operação acontece em 14 de abril, unindo órgãos de trânsito e órgãos de segurança de todo o país em operações para coibir o consumo de álcool por motoristas.

Balada Segura