Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Balada

A Balada Segura

Carros e balao - Crédito para Eduardo Manica
Blitz Balada Segura - Foto: Eduardo Mânica

Preservar vidas promovendo uma mudança comportamental no trânsito. Esse é o compromisso da Balada Segura, instituída no Rio Grande do Sul pela Lei nº 13.963, de 30 de março de 2012.

Com a Coordenação-Geral do Gabinete do Vice-Governador, e Coordenação Executiva do DetranRS, a Operação tem como objetivo realizar, de forma integrada e contínua, as ações de fiscalização e de educação, em especial o combate à alcoolemia no trânsito, em locais e horários de maior incidência de acidentalidade. Realizada em parceria, agrega esforços do Governo Estadual, por meio do DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil, Órgãos Executivos de Trânsito Municipais. A Operação também conta com a Polícia Rodoviária Federal, nas cidades cortadas por BRs.

A Balada Segura consiste em blitze de fiscalização e educação tanto em locais de grande concentração de bares e casas noturnas, como em roteiros/itinerários de deslocamento para festas e eventos, visando a combater, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. Segundo estimativas da ONU, o álcool está presente em mais da metade dos acidentes com mortes.

A operação desenvolve, portanto, ações:

- Fiscalizatórias, com abordagem de condutores e passageiros durante a blitz, visando à observância às disposições do Código de Trânsito Brasileiro, em especial o combate à alcoolemia no trânsito, além de outros itens de segurança.

- Educativas e pedagógicas, com sensibilização de diversos públicos em palestras, blitze educativas, participação em eventos e campanhas publicitárias, sempre enfatizando o risco de associar álcool e direção.

A Balada Segura faz parte das ações do Governo do Estado para a Década de Ação pela Segurança no Trânsito - período 2011/2020 - com o objetivo de combater a violência no trânsito e reduzir pela metade o número de mortos até 2020. Saiba mais sobre ações desenvolvidas no Estado em prol da Década acessando o blog www.detran.rs.gov.br/decadars.

Balada Segura