Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A Balada Segura já está no Litoral

Publicação:

Veículos estacionados na blitz, ao fundo imagem do balão da Balada Segura e da tenda, onde um condutor realiza o teste do etilômetro, aplicado por agente do DetranRS
A blitz que marca o início da Balada Segura no RS Verão Total aconteceu na noite de sexta (17), em Capão da Canoa

A noite de sexta-feira (17) marcou a chegada da Balada Segura no Litoral, para as ações da Operação RS Verão Total 2021/22. A primeira blitz ocorreu em Capão da Canoa e o alto índice de atuações preocupa. Dos 47 condutores abordados quase 32% foram autuados devido à alcoolemia, sendo 14 por recusa ao bafômetro e um por infração confirmada por teste.

Para a diretora institucional do DetranRS Diza Gonzaga, "o nosso trabalho é incansável, pois não podemos abrir mão dos cuidados no trânsito mesmo na praia. Aproveite o que o verão tem de melhor, sol, praia, amigos, família, mas lembre que a vida não tira férias. Nós vamos estar atentos para que você só leve boas lembranças deste verão. Cuidar do outro e das pessoas que eu amo e de todos aqueles que compartilham o espaço público do trânsito é o gesto de empatia que devemos praticar sempre”.

A Balada Segura é a política de Estado que faz a prevenção da mistura de álcool e direção, um dos principais fatores de risco para os acidentes de trânsito. Com forte atuação educativa, desde o seu lançamento em Porto Alegre, vem ajudando a mudar o comportamento dos gaúchos sobre a prática de beber e dirigir. Até setembro de 2021, considerando um acumulado de mais de 800 mil abordagens, a imensa maioria dos condutores (92,36%) zerou o teste do etilômetro.

A atuação da Balada Segura no período de veraneio não estará restrita às praias do Litoral Norte. O Litoral Sul e a Costa Doce (praias da Lagoa dos Patos) também receberão blitze educativas e também de fiscalização, onde, além da embriaguez, são verificadas ainda a regularidade do condutor e do veículo.

Operação RS Verão Total
A Operação RS Verão Total envolve mais de 30 secretarias, órgãos e entidades, que irão reforçar os serviços no litoral durante o veraneio. Será lançada oficialmente neste domingo (19), às 10h, na avenida Beira-Mar de Capão da Canoa, e se estende até 6 de março. Participam da solenidade o governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Balada Segura