Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Bagé terá comitê municipal da operação Balada Segura - Jornal Minuano

Publicação:

20140327121039comite-bage.jpg
Coordenadores preparam encontros em abril - Foto: Antônio Rocha

A intenção é a realização de no mínimo duas atividades por semana, cada operação terá, no mínimo, 80 abordagens.

No dia 3 de abril, uma reunião na prefeitura irá tratar sobre o trabalho das blitze e sobre a criação do comitê. Até amanhã, o coordenador estadual da operação, Vitório Trovão, e o coordenador regional, Jairton da Luz, estarão em Bagé para visitar diferentes entidades, como instituições de ensino e comércios, por exemplo, e convidar para o encontro no próximo mês.

O coordenador informa que a maior preocupação do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) é relacionada à educação da população. Trovão afirma que as blitze serão realizadas em horários diferentes, como as manhãs, por exemplo. "Nosso objetivo é que as pessoas não saibam quando vai ser feito, que fiquem em dúvida mesmo que não haja nenhuma ocorrência", diz.

A operação Balada Segura já existe em 21 municípios e é necessário que o município tenha no mínimo 15 agentes de trânsito. "Em cada operação é preciso de oito a 10 agentes, e no dia seguinte, o trabalho ainda precisa continuar", afirma. 

Reuniões

A reunião do dia 3 de abril será o primeiro contato para a futura formação do comitê. "Vamos convidar todas as entidades e depois elas vão manifestar interesse em participar", diz. Este comitê ficará responsável por escolher um tema central para conscientização da população no trânsito.

Para o ano de 2015, há algumas competições programadas para professores, alunos e pais, em escolas de educação fundamental, ensino médio e ensino superior. "Eles vão fazer trabalhos e nós daremos prêmios. O comitê também será o responsável por decidir quem ganhou", explica Trovão. 

A operação

Diferente de outros estados como o Rio de Janeiro, o coordenador esclarece que no Rio Grande do Sul, os agentes de trânsito não devem se preocupar somente com o nível de álcool no organismo. "Em alguns locais, não é analisado, aqui os documentos de cada condutor e do veículo serão consultados", afirma.

FONTE: Minuano

Balada Segura