Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura completa 12 anos com ação no Litoral Norte

Publicação:

Agentes uniformizados posicionados lado a lado, em pé, diante da estrutura da blitz de fiscalização de trânsito da Balada Segura
Agentes do DetranRS que participaram da blitz comemorativa do aniversário da Balada Segura - Foto: DetranRS

A Balada Segura está de aniversário, mas quem ganha presente é a sociedade gaúcha, com proteção da vida e segurança no trânsito. A blitz de celebração dos 12 anos do principal programa estadual contra a alcoolemia ao volante aconteceu na noite de sexta para sábado no município de Capão da Canoa, no Litoral Norte.

Com abordagem cidadã, os agentes do DetranRS buscaram por meio do diálogo apresentar a motoristas e demais cidadãos o risco da combinação entre álcool e direção e outros comportamentos perigosos. Durante a ação, os condutores que zeraram o etilômetro receberam bolinhos comemorativos pelos 12 anos da Balada.

A diretora institucional Diza Gonzaga explica que "a Balada tem como principal objetivo proteger a Vida, incentivando o engajamento da sociedade a uma convivência harmoniosa no espaço público, seja qual for a forma de deslocamento. Não temos o objetivo de punir, mas de educar. Beber e dirigir não é uma conduta socialmente aceitável, pelos riscos à segurança de quem compartilha o espaço público. Queremos construir uma cultura de respeito para que todos possam voltar para casa. É por esse motivo que lançamos o Movimento Empatia no Trânsito - Você no Lugar do Outro, há quatro anos, e matemos ele como o foco de nossas ações".

A ação comemorativa de aniversário será repetida na blitz de hoje  (04) à noite, em outro ponto do Litoral, integrando a Operação RS Verão Total 2022-2023.

Números

Desde a primeira edição, ocorrida em 04 de fevereiro de 2011 na Cidade Baixa, em Porto Alegre, até o início de fevereiro, os agentes do DetranRS que atuam na Balada Segura já realizaram mais de 15 mil blitze, com 932.375 condutores abordados, 880.048 testes de etilômetro realizados e 19.743 autuações por alcoolemia (teste positivo) e 52.327 por recusa a realização do bafômetro. O total de infrações dos artigos 165 e 165-A do CTB representam apenas 7,7% do total de abordados, o que demostra a efetividade do programa.

Atualmente a Balada alcança 38 municípios conveniados, além do litoral durante a temporada de verão. É coordenada pelo DetranRS, em parceria com Polícia Civil, Brigada Militar e Prefeituras.

Desde o início da ação RS Verão Total, dia 16 de dezembro, até 02 de fevereiro, foram realizadas 37 blitze, 4.525 abordagens e 547 autuações por alcoolemia ou por recusa (12%).

Balada Segura