Balada Segura completa dez anos

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 08.03.14: Blitz da Balada Segura no Dia Internacional da Mulher. Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini
05105712-camila-domingues-palacio-piratini-3-site.jpg - Foto: Camila Domingues_Palácio Piratini

Na noite de 04 de fevereiro de 2011, uma solenidade no Largo Zumbi dos Palmares marcava o começo da Balada Segura em Porto Alegre. Embora ainda não tivesse agentes próprios, o DetranRS coordenava a operação, que era realizada aos finais de semana por agentes da EPTC, com apoio da Brigada Militar e Polícia Civil. Eram do DetranRS também os voluntários que percorriam os bares no entorno das blitze para conversar com os frequentadores sobre o risco de dirigir depois de beber.

Em setembro de 2011, já de “cara” nova, com o logo que hoje todo mundo conhece, o programa se fortaleceu e as blitze passaram a ser realizadas todos os dias da semana, com teste do etilômetro para todos os motoristas abordados, não mais somente nos que apresentavam sinais de embriaguez. Se passaram dez anos e a Balada cresceu muito, expandindo-se para outras 35 cidades, onde atuam agentes municipais com o apoio da Brigada Militar e guarda municipal.

Nesse meio tempo, o DetranRS formou diversas turmas de agentes que, antes da pandemia, atuavam de terça a sábado em duas blitze paralelas na Capital (sendo uma itinerante), se tornando praticamente onipresentes nas noites de Porto Alegre. Nas cidades conveniadas, agentes locais também desenvolvem esse trabalho tão necessário para a segurança no trânsito.

Não é exagero dizer que a Balada Segura mudou a cultura das cidades onde atua e salvou muitas vidas. Nós do DetranRS temos muito orgulho dela. E quem merece todas as homenagens neste dia são as pessoas que vivem a Balada diariamente e fazem a linha de frente desse trabalho tão importante e relevante para a sociedade.

Parabéns e obrigada!