Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura dobra as abordagens no Litoral e registra queda nas infrações por embriaguez

Publicação:

Foto horizontal colorida mostra ambiente de blitz de transito com um carro prata emprimeiro plano e ai fundo a tenda, os agentes e outros carros estacionados
Blitze noturnas aconteceram simultaneamente em dois locais cada noite

Mesmo com duração mais curta, a Balada Segura quase dobrou o número de abordagens no litoral durante a Operação Verão Total 2023/2024. Foram 16.429 motoristas fiscalizados para álcool de 16 de dezembro do ano passado a 10 de março, contra 8.800 abordagens na operação do verão de 2022/2023. A boa notícia é que mesmo com o aumento substancial das abordagens, as infrações por recusa caíram 3%, os testes positivos quase 70% menos, e os registros de crime de trânsito de embriaguez foram 36% menores.  

O balanço fo apresentado na quarta (13) pelo diretor do DetranRS Rafael Mennet ao governador Eduardo Leite e cúpula da segurança pública em reunião realizada em Pelotas durante o Connex, evento internacional que promove boas práticas em segurança e prevenção de violências.   

O resultado é atribuído à presença constante da fiscalização nas praias do litoral Norte e Sul, reforçada por ações educativas e campanha de sensibilização em mídia externa, rádio, TV e Internet. Equipes da Escola Pública de Trânsito do DetranRS e da própria Balada Segura circularam nas praias durante o dia alertando moradores e veranistas para o risco de dirigir depois de beber. Foram realizadas cerca de 30 blitz educativas, atingindo mais de mil pessoas. 

Blitze de fiscalização 

O DetranRS deslocou esse ano duas equipes para o Litoral, envolvendo 19 agentes de fiscalização e seis servidores do administrativo. Blitze paralelas realizadas em rodízio reforçaram para os veranistas a presença do Estado nos locais de maior circulação e inibindo comportamentos de risco. Nessa edição, as blitze aconteceram nas praias do Cassino, Pinhal, Cidreira, Tramandaí, Imbé, Xangri-lá, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres 

Em 85 dias de Operação Verão Total, foram registradas 875 recusas ao teste, 67 testes positivos e 14 registros de crime de alcoolemia (teste com nível alcoólico que a legislação enquadra em crime de trânsito). Na operação anterior, que teve metade das abordagens, os números foram: 899 recusas, 218 testes positivos e 22 crimes de embriaguez. 

Etilômetro passivo 

Além do aumento de pessoal envolvido, outro elemento que permitiu o aumento das abordagens foi a adoção do  etilômetro passivo, que também contribuiu para a redução no número de recusas. O etilômetro passivo funciona como um pré-teste e é feito no motorista sem precisar sair do carro. Somente se detectado álcool, o condutor é convidado a fazer o teste oficial. O equipamento, que começou a ser usado pelas equipes do DetranRS no segundo semestre de 2023 e permitiram o aumento de 64% nas abordagens da Balada Segura em relação a 2022. 

Mas a redução dos testes positivos e dos registros de crime de trânsito indicam uma maior conscientização da sociedade em relação aos riscos do álcool na direção. 

“O balanço da Operação Verão 2023/2024 nos dá a certeza que esse é o caminho: educação, fiscalização eficiente, e punição quando houver necessidade. Este ano, estivemos presentes com os nossos agentes, fazendo a fiscalização, a abordagem cidadã, e a Escola Pública de Trânsito levando a consciência para os veranistas, motoristas, ciclistas, enfim, todos os atores que compõem o trânsito. E esses números apontam que estamos no caminho para que a redução das mortes seja uma tendência no nosso Rio Grande e, com isso, evitando sofrimento de milhares de famílias.”, avaliou a diretora institucional Diza Gonzaga. 

Fiscalização de serviços 

As ações do DetranRS na Operação Verão Total 2023/2024 também incluíram fiscalizações nas empresas credenciadas e entes não credenciados relacionados a atividade da autarquia. Foram 31 fiscalizações em 13 de cidades litorâneas, entre Centros de Formação de Condutores (CFCs), Centros de Remoção e Depósitos (CRDs), Centros de Desmanches de Veículos (CDVs) e Estampadora ou Fábrica de Placas de Identificação Veicular (EPIVs). 

O DetranRS atuou, ainda, na força-tarefa da Operação Desmanche, coordenada pela Secretaria da Segurança Pública, que este verão foi concentrada no litoral. Foram nove operações, que resultaram em sete prisões e·313 toneladas de sucata automotiva apreendida. 

Balada Segura