Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura marca presença no Carnaval para salvar vidas

Publicação:

Foto noturna da ação da Balada Segura na praia, no período do Carnaval 2023
Mil condutores foram abordados em seis dias, em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Imbé - Foto: DetranRS

Entre a sexta-feira de carnaval e a quarta-feira de cinzas, a Balada Segura se fez presente no litoral norte e abordou mil veículos em Capão da Canoa, Xangri-Lá, Tramandaí e Imbé. Foram flagradas 389 infrações, sendo 147 por alcoolemia (Art.165), incluindo três por crime de trânsito, e mais 123 por recusa ao etilômetro (Art. 165-A). Somadas as infrações pelo consumo de álcool e recusa, 270 condutores com potencial de causar acidentes foram retirados das ruas no Carnaval, e representam 27% de todos os abordados. No ano anterior, esse percentual era de 19%. 

De acordo com a diretora institucional do DetranRS Diza Gonzaga "mesmo sendo ainda a minoria que insiste em beber e dirigir, não podemos fechar os olhos para o risco enorme que esse tipo de comportamento representa. A mistura álcool x direção tem sido letal, já que cerca de 70% dos sinistros com mortes ou lesões graves têm alcoolemia envolvida. O aumento dos flagrantes neste Carnaval, ainda que por conta do relaxamento da pandemia, deve ser encarado como perigoso e temos que trabalhar cada vez mais com o enfoque educativo para que a sociedade tenha consciência de que a vida deve sempre ser a prioridade". 

Campanha 
Com o objetivo de alertar a população sobre a importância de voltar bem para casa, o DetranRS apresentou durante os dias de folia sua campanha de carnaval em peças de tv, rádio e internet, pedindo que os foliões utilizassem qualquer meio de transporte alternativo para voltarem em segurança, evitando misturar álcool e direção.

Balada na Operação RS Verão Total 
Do início da Operação RS Verão Total, no dia 16/12/22, até o dia 21/02/23, a Balada Segura já esteve em Arambaré, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Cidreira, Imbé, Torres, Tramandaí e Xangri-Lá. Foram abordados 7.116 condutores, dos quais, 183 foram autuados por alcoolemia (18 casos caracterizaram crime, ou seja, apresentaram resultado no etilômetro igual ou maior a 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido) e mais 734 por recusa ao teste. 

Balada Segura