Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Balada Segura presente no Fórum Permanente da Lei Seca

Publicação:

Foto de uma sala onde se encontram sentados o público participante do Fórum das operações da Lei Seca do Brasil. Luciane Ninki, do DetranRS, está em pé falando, observada por Francisco Garonce, do Denatran
Luciane Ninki representa o DetranRS no Fórum da Lei Seca, coordenado por Francisco Garonce - Foto: Divulgação AND

Nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizado em São Luís, no Maranhão, o 67º Encontro Nacional de Detrans (END), promovido pela Associação Nacional dos Detrans (AND). Na programação do primeiro dia estava o Fórum Permanente da Lei Seca, que contou com a presença do DetranRS . Luciane Ninki, chefe da Balada Segura, também representou a Autarquia na solenidade de abertura do END e, no dia 22, participou do Fórum da Educação de Trânsito, falando sobre a Escola Pública de Trânsito e sobre o movimento Empatia.

O Fórum das operações da Lei Seca do Brasil foi coordenado por Francisco Vieira Garonce, do Observatório Nacional de Segurança Viária. Abordou a importância do Auto de Infração de Trânsito (AIT) eletrônico nas fiscalizações, a padronização das operações, a elaboração do calendário das mobilizações para 2020 e o plano de Comunicação do Fórum Permanente.

Ninki levou a experiência do RS com a Balada Segura, que está presente em 35 cidades gaúchas mas é conhecida em todo o Estado, devido ao amplo trabalho de Comunicação, com campanhas educativas na mídia e identidade visual própria. Outros assunto apresentados aos Detrans foram a abordagem cidadã nas blitze, o uso do ABM (aplicativo de abordagem móvel) e do TEM (Talonário Eletrônico de Multas), que possibilitam gerar dados estatísticos tão logo encerrada a blitz. O DetranRS também relatou as primeiras impressões dos testes com o uso de câmeras digitais, que vêm sendo realizados para filmagem das abordagens.

Um dos destaques do evento foi o uso do etilômetro passivo pelo Rio Grande do Norte, que permite um número bem maior de abordagens (1000 abordagens em duas, três horas de blitz) e foca especificamente na alcoolemia. Outra iniciativa é a do Detran do Maranhão, que atua fortemente nas ações educativas durante as blitze com a participação de pessoas que perderam familiares em acidente ou ficaram com alguma sequela em razão da mistura álcool e direção.

Balada Segura