Capital do Tocantins adota modelo de fiscalização da Balada Segura

site balada
Capital do Tocantins adota modelo de fiscalização da Balada Segura - Foto: Prefeitura de Palmas

Motivada pelos resultados da Balada Segura no Rio Grande do Sul, a cidade de Palmas veio buscar inspiração no modelo de fiscalização gaúcho. O programa de prevenção a embriaguez ao volante foi lançado na capital do Tocantins nesta sexta-feira (09) em cerimônia no Parque dos Povos Indígenas, com a presença do diretor institucional interino do DetranRS, Andre Córdova.

Em Palmas, o programa será desenvolvido pela Prefeitura, através dos agentes de trânsito e da Guarda Metropolitana; do Detran Tocantins, Projeto Vida no Trânsito; polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual e Energisa.  A Balada Segura do Norte utilizará a mesma identidade visual do programa gaúcho, assim como os materiais educativos produzidos pelo DetranRS. Também adotará o mesmo modelo de fiscalização, caracterizado pela abordagem cidadã e pela testagem do nível de álcool de todos os motoristas parados na blitz.

No Rio Grande do Sul, o programa comemorou sete anos com resultados animadores. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, onde a Balada Segura está há mais tempo e atua mais fortemente em blitze diárias (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.

Treinamento

Na véspera do lançamento, as forças de segurança que participam da Balada Segura em Palmas passaram com treinamento com servidores do DetranRS e EPTC.  Os agentes que vão atuar na blitz puderam conhecer um pouco da história do programa e seus resultados no Estado, as especificidades em relação a outras operações Lei Seca, além de tópicos de legislação e abordagem cidadã.