DetranRS leva supervisão técnica a municípios conveniados à Balada Segura

Publicação:

Foto noturna, da entrada da cidade, que mostra uma blitz acontecendo com a presença do DetranRS, Brigada Militar e agentes do município
Na sexta, 11, a supervisão da Balada foi realizada em Camaquã, na região centro-sul do estado - Foto: DetranRS

Com o objetivo de reforçar a atuação da Balada Segura em todo o estado, o DetranRS está realizando visitas de supervisão técnica nos municípios conveniados. Já foram 13 cidades contempladas, as últimas duas Bagé e Camaquã, na sexta-feira (11).

As equipes de agentes do DetranRS vão até a localidade para acompanhar as operações e auxiliar os agentes do município, levando esclarecimentos sobre atualizações recentes da legislação e também alinhando procedimentos na blitz.

Diza Gonzaga, diretora institucional do DetranRS enfatiza o caráter educativo da Balada Segura. "Buscamos a mudança de cultura no trânsito em defesa da vida. A supervisão técnica vem para qualificar o trabalho dos agentes de fiscalização e ampliar ainda mais a efetividade do programa, que representa maior segurança para o município. Além de coibir os crimes de trânsito, em especial a alcoolemia ao volante, nas blitze também ocorrem flagrantes de sequestros relâmpago, furto, roubo e receptação de veículos, tráfico de drogas, entre outros. A Balada existe para salvar vidas, é muito importante manter os gestores e agentes municipais engajados e atuantes".

Desde o início desse trabalho de supervisão técnica, em maio, os servidores do DetranRS já estiveram em Cachoeirinha (10/05), Sapucaia do Sul (11/05), Eldorado do Sul (13/05), Gravataí (12/05), Canoas (26/05), São Leopoldo (02/06), Esteio (19/07), Cachoeira do Sul (21/07), Ijuí (28/07), Alegrete e Lajeado (04/08), além de Bagé e Camaquã.

Instituída em fevereiro de 2011 no RS, a Balada Segura é uma das principais políticas públicas do estado voltadas à segurança no trânsito. Participam das ações integradas DetranRS, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Prefeituras conveniadas (40 municípios).

Balada Segura