Mobilização Nacional da Lei Seca fiscaliza 19,3 mil condutores no país

Mobilização da Lei Seca ganha reforço da Brigada Militar e fiscaliza 4 ,1 mil veículos no RS
Balada Segura.jpg - Foto: Douglas Mafra

Na noite de sexta (28) e na madrugada de sábado (29), agentes de trânsito e policiais de todo o Brasil participam da 16ª edição da Mobilização Nacional da Lei Seca. Com foco no combate à alcoolemia no trânsito foram fiscalizados 19.359 condutores, aplicados 14.649 testes de etilômetro, registradas 772 infrações por direção sob efeito de álcool ou recusa ao teste e 41 prisões por embriaguez no território nacional. No Rio Grande do Sul, a Balada Segura participou com operações em Porto Alegre e municípios conveniados.

Realizada pela primeira vez em setembro de 2017, a Mobilização Nacional da Lei Seca tornou-se permanente no calendário dos órgãos de trânsito brasileiros desde janeiro deste ano. Com edições mensais, a operação integrada prevê a realização simultânea de blitze da Lei Seca, com pontos de bloqueio em ruas e avenidas espalhadas em pontos estratégicos de todo o país.

Nas 16 edições da Mobilização Nacional foram abordados em todo país 277,5 mil condutores. Os agentes e policiais realizaram 207,7 mil testes e flagrados 15,2 mil infrações por embriaguez ou por recusa ao teste do bafômetro, sendo 2,1 mil condutores enquadrados em crime de trânsito.

O Rio Grande do Sul contabilizou 50,5 mil motoristas abordados desde setembro de 2017 na Mobilização Nacional da Lei Seca. Vinte dois mil e trezentos testes foram realizados, flagrando 2,2 mil condutores sob o efeito de álcool (incluindo as recusas ao teste), sendo que 378 cometeram crime de trânsito por embriaguez.