Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mobilização Nacional da Lei Seca fiscaliza 6,6 mil condutores em todo o país

Publicação:

Ambiente de blitz noturna com agente da Balada Segura de costas
No RS, a Balada Segura participou com operações em Porto Alegre e municípios conveniados

Na noite de sexta (26) e na madrugada de sábado (27), agentes de trânsito e policiais de todo o Brasil participam da 17ª edição da Mobilização Nacional da Lei Seca. Com foco no combate à alcoolemia no trânsito, foram fiscalizados 6.596 condutores, aplicados 6.220 testes de etilômetro, registradas 318 infrações por direção sob efeito de álcool ou recusa ao teste e 35 prisões por embriaguez no território nacional. No Rio Grande do Sul, a Balada Segura participou com operações em Porto Alegre e municípios conveniados.

A Diretora Institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, destaca a importância da fiscalização com caráter educativo, atrelando a punição apenas àqueles que insistem em colocar em risco a sua vida e de outras pessoas. Ela frisa que “o adequado seria chamar a Lei Seca de Lei da Vida, pois o que queremos evitar é a dupla de morte, a mistura letal de álcool X direção, para que todos possam voltar para casa em segurança.”

Realizada pela primeira vez em setembro de 2017, a Mobilização Nacional da Lei Seca prevê a realização simultânea de blitze da Lei Seca, com pontos de bloqueio em ruas e avenidas espalhadas em pontos estratégicos de todo o país.

Nas 17 edições da Mobilização Nacional foram abordados em todo país 283 mil condutores. Os agentes e policiais realizaram 214 mil testes e flagrados 15,6 mil infrações por embriaguez ou por recusa ao teste do bafômetro, sendo 2,2 mil condutores enquadrados em crime de trânsito.

O Rio Grande do Sul contabilizou 51,4 mil motoristas abordados desde setembro de 2017 na Mobilização Nacional da Lei Seca. Vinte e três mil testes foram realizados, flagrando três mil condutores sob o efeito de álcool (incluindo as recusas ao teste), sendo que 379 cometeram crime de trânsito por embriaguez.

Balada Segura