Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Balada segura inicia com 46 veículos abordados em Estância Velha - Prefeitura de Estância Velha

Publicação:

20151126162449balada-segura-estancia-velha.jpg
Primeira noite de fiscalizações ocorreu na quarta-feira, 25 de novembro, na entrada da cidade - Foto: Divulgação_Prefeitura Estância Velha

Iniciou na noite de quarta-feira, 25 de novembro, a operação Balada Segura em Estância Velha, um programa do Departamento Nacional de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) e tem como principal objetivo diminuir a incidência de embriaguez ao volante. As fiscalizações ocorreram na Avenida Presidente Vargas, próximo à entrada da cidade pela BR-116. Os agentes da Guarda Municipal (GM), Brigada Militar e Polícia Civil abordaram 46 condutores durante 18h e 22h.

O diretor do Departamento de Trânsito e Segurança do município e comandante da GM, Sílvio Marques, avaliou como positiva o primeiro dia de trabalho do projeto na Capital Nacional do Couro. "Dos 46 condutores abordados, apenas um se recusou a fazer o teste e percebemos uma grande aceitação da comunidade, entendendo a iniciativa como uma forma de garantir mais segurança para a própria população", destacou Marques.

Do número total de inspeções, foram registradas três autuações, ocasionando um veículo recolhido, uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apreendida e um Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) vencido. Além disso, em um dos automóveis foram encontrados entorpecentes, neste caso, o condutor e os passageiros foram levados à delegacia para prestarem esclarecimentos.

O sargento Oséias Vieira reafirmou a união entre as corporações atuantes no município para o sucesso da operação. "Esta participação coletiva trouxe uma qualidade muito boa para o trabalho, pois devido a esta interação foi possível, no ato das ocorrências, já prestarmos toda a atenção e informações pertinentes aos motoristas", explicou Vieira.

Todos os condutores abordados são obrigados a fazer o teste do bafômetro, porém caso se recuse a efetuá-lo, automaticamente o condutor terá sua CNH recolhida e o veículo retido, até a apresentação de um motorista habilitado que passe no teste, e ainda sofrerá o processo de suspensão do direito de dirigir. De acordo com a Lei nº 12.760, de 2012, o cidadão ao recusar, poderá ser enquadrado em crime de trânsito, cuja verificação poderá ser feita por meio de exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros mecanismos de prova em direito admitidos, sempre observado o direito à contraprova.

Para a coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI-M), Angela Marmitt, o foco principal do Balada Segura é a conscientização e educação no trânsito. Preservar a vida e proporcionar que todos possam circular com segurança, esta é a mensagem que queremos deixar aos motoristas estancienses, afirmou Angela.

As fiscalizações ocorrerão sempre em espaços de grande circulação de veículos e pessoas, bem como em locais considerados estratégicos da cidade. Na primeira noite de operação, participaram oito guardas municipais, quatro policiais militares e dois policiais civis. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) estiveram de prontidão para qualquer eventualidade.

Condutores aprovaram o Balada Segura:

O motorista estanciense Marcelo Bueno foi o primeiro condutor a realizar o teste em Estância Velha e comemorou a chegada da operação ao município. Eu considero muito importante, pois sou pai de família, e esta é mais uma boa ação que proporcionará a todos nós mais segurança, disse.
O ivotiense Endrigo Henn também foi abordado e afirmou que a medida também possui um caráter preventivo. Eu vejo de maneira positiva até para a conscientização e acho válido, pois já proporcionou uma grande diminuição no número de acidentes, observou.
A condutora Marília Antônia Wanner Heinrich comemorou a chegada da operação ao município. Acho ótimo, pois trabalho em Porto Alegre e considero importantíssimo o trabalho, esta é uma iniciativa que deve ser feita, inclusive no Centro, concluiu.

Primeiro dia em números:

46 veículos abordados;
45 testes realizados;
Duas autuações;
Um veículo recolhido;
Uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida;
Um Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) recolhido;
Uma autuação por recusa de efetuar o teste.

Saiba mais:

Ao ser flagrado dirigindo com nível de álcool no sangue superior a 0,04 mg/l (miligramas por litro de ar expelido dos pulmões), conforme Resolução nº 432/2013 do Contran:
- além da multa de R$ 1.915,40 e retenção da sua CNH por no mínimo 24h
- você terá que apresentar um condutor habilitado que passe no teste de etilômetro para retirar seu veículo, caso contrário ele será removido para depósito
- o Detran/RS abrirá contra você um processo de suspensão do direito de dirigir por doze meses
Você terá direito de se defender e apresentar seus argumentos, ou provas contrárias tanto em relação à multa quanto ao processo de suspensão da CNH.
Se forem consideradas inválidas suas razões, e os processos indeferidos:
- você além de pagar a multa,
- ficará impedido de dirigir por 12 meses
- deverá entregar a CNH num CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua escolha para fazer um curso de reciclagem de 30h/aula
- passar por uma prova teórica.

FONTE: Prefeitura Estância Velha

Balada Segura