Santo Antônio da Patrulha recebe primeira blitz da Balada Segura

Imagem noturna da blitz da Balada, onde aparecem viaturas e veículos abordados estacionados, a tenda e os agentes trabalhando na fiscalização
Foram 84 condutores abordados e apenas um flagrante de recusa ao teste de etilômetro registrado

A noite de sexta-feira, dia 20, marcou a chegada da Balada Segura em Santo Antônio da Patrulha. A primeira blitz foi realizada na avenida Cel. Victor Vila Verde, nas proximidades do número 461. Os fiscais da Prefeitura observaram a atuação da equipe do DetranRS, que contou ainda o apoio da Brigada Militar. O Secretário de Planejamento Lucas Kellermann, e Fabrício Alves, diretor do Departamento de Trânsito do município estiveram presentes acompanhando os trabalhos.

Foram feitas 84 abordagens pelo DetranRS, que resultaram em seis autuações administrativas, decorrentes de irregularidade do condutor, ou do veículo. Apenas um flagrante de recusa ao teste de etilômetro foi registrado.

Mesmo com a pandemia, a Balada Segura segue atuante no RS. Seu formato foi ajustado para além das blitze fiscalizatórias, com ações que enfatizam os cuidados e a proteção à vida também no combate ao coronavírus. Com a adesão de Santo Antônio, o RS atinge 36 municípios conveniados ao programa.

Treinamento

Na tarde de sexta os fiscais municipais que atuarão nas operações em Santo Antônio da Patrulha receberam treinamento ministrado pela equipe do DetranRS. Questões operacionais como montagem da blitz, manuseio e utilização dos etilômetros e procedimentos referentes às autuações de alcoolemia foram alguns temas trabalhados. Mas o principal deles é a abordagem cidadã, característica das blitze de trânsito focadas na embriaguez ao volante aqui no estado. A atuação na Balada prevê o cumprimento da legislação de trânsito fundamentado no papel educador do agente e na promoção da mudança comportamental.

Agentes e fiscais de trânsito sentados em um auditório, assistindo ao treinamento ministrado por servidor do DetranRS
Agentes do DetranRS e fiscais de trânsito da Prefeitura no treinamento ministrado por Eduardo Prochnow, do DetranRS