Balada Segura chega a Garibaldi

Garibaldi
Garibaldi é o 34º município a aderir ao programa. - Foto: Prefeitura Municipal de Garibaldi

Com o objetivo de combater a alcoolemia no trânsito, Garibaldi é o mais novo município a aderir à Balada Segura. O convênio com o DetranRS foi oficializado ontem, dia 14 de março, com a publicação no Diário Oficial do Rio Grande do Sul. O município da Serra é o 34º do Estado a implantar o programa.

A Balada Segura se caracteriza pelas blitze focadas no consumo de álcool por motoristas. O diferencial é que todos os abordados devem passar pelo teste do etilômetro, a exemplo das operações lei seca. A abordagem cidadã e o desenvolvimento de ações educativas também são marcas do programa.

Nos próximos dias, os agentes de trânsito municipais passam por treinamentos com servidores do DetranRS, tratando de tópicos da legislação relacionada a álcool e direção, técnicas de abordagem, manuseio do etilômetro, etc. Também serão entregues os materiais e equipamentos para a realização das blitze – tendas, balão, mesas, cadeiras e etilômetros.

Resultados

O programa, que completou sete anos em fevereiro, vem gerando resultados nos municípios onde atua. A proporção de motoristas flagrados alcoolizados nas blitze caiu 40% no período, passando de 12% do total de abordados em 2011 para 7% em 2017. Em Porto Alegre, onde a Balada Segura está há mais tempo e atua mais fortemente em blitze diárias (às vezes simultâneas), a redução da acidentalidade em relação a 2010 foi de 35,6% nos acidentes com mortes, 40% nos acidentes com lesão e 72% nos acidentes com danos materiais.

Texto: Aline Eberhardt, sob a supervisão de Mariana Tochetto