Mobilização da Lei Seca fiscaliza 2,9 mil veículos em uma noite no RS

Blitz da Balada Segura em Novo Hamburgo no sábado
Novo Hamburgo realizou blitz da Balada Segura na Avenida Liberdade - Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo

A madrugada de sábado (09) para domingo (10) foi de fiscalização intensa nas ruas e rodovias brasileiras, com a edição de junho da Mobilização Nacional da Lei Seca. Somente no RS, órgãos de trânsito de municípios que realizam a Balada Segura, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil somaram esforços e abordaram 2.914 motoristas , autuando 149 por dirigir sob o efeito de álcool. A mobilização gaúcha também resultou em 85 veículos removidos, 161 documentos irregulares apreendidos e 10 prisões.

Realizada pela primeira vez em setembro de 2017, a Mobilização Nacional da Lei Seca tornou-se permanente no calendário dos órgãos de trânsito brasileiros desde janeiro deste ano. Com edições mensais, a operação integrada prevê a realização simultânea de blitz da Lei Seca, com pontos de bloqueio em ruas e avenidas espalhadas em pontos estratégicos de todo o país.

Mais de 111 mil condutores já foram abordados, quase 88 mil testes de etilômetro aplicados, resultando na autuação de 6.777 condutores por dirigir sob influência de álcool (incluindo as recusas), que responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento. Desses, 1.361 foram ainda enquadrados por crime e conduzidos a delegacias.