Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mobilização Nacional da Operação Lei Seca é retomada nesse mês de maio

Publicação:

Mobilização da Lei Seca ganha reforço da Brigada Militar e fiscaliza 4 ,1 mil veículos no RS
Balada Segura.jpg - Foto: Douglas Mafra

A madrugada de sexta-feira (24) para sábado (25) foi de fiscalização intensa nas ruas e rodovias brasileiras, com a primeira edição de 2019 da Mobilização Nacional da Lei Seca. No Rio Grande do Sul, além da chuva, o evento de fortalecimento da Balada Segura realizado pelo DetranRS na mesma data (24), na Capital, dificultaram os trabalhos dos órgãos de fiscalização de trânsito. Mas, ainda assim, algumas blitze aconteceram.

No Estado, foram abordados 338 veículos e realizados 313 testes do etilômetro, que resultaram na autuação de dois condutores por dirigir sob o efeito de álcool. Outros 25 foram autuados por terem recusado a realização do teste do bafômetro. Isso representa dizer que menos de 8% dos condutores abordados apresentou resultado positivo no exame, ou se recusou a fazê-lo. A imensa maioria dos gaúchos abordados (92%) zerou o teste.

Realizada pela primeira vez em setembro de 2017, a Mobilização Nacional da Lei Seca tornou-se permanente no calendário dos órgãos de trânsito brasileiros desde janeiro deste ano. Com edições mensais, a operação integrada prevê a realização simultânea de blitze da Lei Seca, com pontos de bloqueio em ruas e avenidas espalhadas em pontos estratégicos de todo o país.

 

Brasil

Dados da operação nacional computam 16.869 abordagens e 12.586 testes realizados em todo Brasil. Pelo menos 514 motoristas foram autuados por dirigir sob influência de álcool (incluindo as recusas) e responderão de acordo com as sanções administrativas por infração dos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro: multa de R$ 2.934,70, suspensão do direito de dirigir por um ano, além da retenção do veículo e do documento. Desses, 84 foram ainda enquadrados por crime de embriaguez ao volante e conduzidos a delegacias.

Balada Segura